HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar


Interesse Geral 

Semelhanças entre a ´farmacologia homeopática´ e a ´farmacologia paradoxal´ 

Semelhanças entre a 'farmacologia homeopática' e a 'farmacologia paradoxal'

 

Semelhanças conceituais e funcionais entre a 'farmacologia homeopática' e a 'farmacologia paradoxal' - Jornal Brasil On-Line - 21/12/14.

Disponível em: http://www.jornalbrasil.com.br/?pg=desc-noticias&id=160660

Homeopatia científica para a cura de muitos males - Jornal de Saúde - 21/12/14.

Disponível em: http://www.jornaldesaude.com.br/homeopatia.php

A Homeopatia e o uso estratégico da farmacologia paradoxal - Moroz Comunicações / SIMEPAR - 03/01/15.

Disponível em: http://morozcomunicacao.com.br/2015/01/03/a-homeopatia-e-o-uso-estrategico-da-farmacologia-paradoxal/

                      https://simepar.blogspot.com.br/2015/01/a-homeopatia-e-o-uso-estrategico-da.html

Artigo na Revista Científica IJHDR - "Paradoxical pharmacology: therapeutic strategy used by the ‘homeopathic pharmacology’ for more than two centuries" - BVS Homeopatia - 06/02/15.

Disponível em: http://www.bvshomeopatia.org.br/artigo/zulian73_HomeopathicPharmacologyRevistaIJHDR.htm

 

Resumo

Foi disponibilizado no periódico International Journal of High Dilution Research (IJHDR) o artigo intitulado ‘Paradoxical pharmacology’: therapeutic strategy used by the ‘homeopathic pharmacology’ for more than two centuries: http://www.feg.unesp.br/~ojs/index.php/ijhdr/article/view/714/740

O método homeopático de tratamento das doenças baseia-se em quatro pilares ou pressupostos fundamentais: ‘princípio de cura pela similitude’, ‘experimentação de medicamentos em indivíduos sadios’, uso de ‘medicamentos dinamizados’ e prescrição de ‘medicamentos individualizados’. Embora se atribua grande importância ao ‘medicamento dinamizado’ (diluições e agitações seriadas dos medicamentos, ‘doses infinitesimais’ ou ‘ultradiluições’), incorporado posteriormente ao modelo homeopático para minimizar as possíveis agravações sintomáticas advindas da aplicação da similitude terapêutica, as duas primeiras premissas são a base da episteme homeopática, restando ao ‘medicamento individualizado’ a condição inerente para que a reação terapêutica do organismo seja despertada.

Na última década, expoentes da moderna farmacologia clínica e experimental têm sugerido uma estratégia terapêutica semelhante à propagada pela homeopatia há mais de dois séculos intitulada ‘farmacologia paradoxal’, propondo que “a exacerbação de uma doença pode fazer com que os mecanismos compensatórios e redundantes do organismo consigam uma resposta benéfica em longo prazo”.

Essa ‘farmacologia paradoxal’ tem sido proposta no emprego dos betabloqueadores e dos bloqueadores dos canais de cálcio na insuficiência cardíaca congestiva (ICC), melhorando a contratilidade ventricular e diminuindo a mortalidade, além do emprego dos mesmos betabloqueadores no tratamento crônico da asma, promovendo broncodilatação e reduzindo a inflamação nas vias respiratórias. No uso do efeito paradoxal antidiurético das tiazidas para tratar o diabetes insipidus, reduzindo a poliúria e aumentando a osmolalidade da urina, além da aplicação do trióxido de arsênico (As2O3), importante agente carcinogênico, como promissor agente antineoplásico (na leucemia promielocítica aguda, por exemplo). No emprego do efeito paradoxal dos contraceptivos orais como indutores da ovulação (gravidez) em mulheres portadoras de esterilidade funcional e na utilização de drogas estimulantes do sistema nervoso central (anfetamina, metilfenidato, pemolina) no tratamento da hiperatividade, em vista de seu efeito bifásico. Dentre outros.

De forma análoga ao método homeopático de tratamento, que utiliza ‘doses infinitesimais’ ou ‘ultradiluições’ dos medicamentos com o intuito de evitar uma possível agravação da doença na aplicação da similitude terapêutica, os proponentes desta proposta sugerem, como uma “boa regra geral”, iniciar o tratamento com “doses muito pequenas, aumentando-as gradativamente ao longo das semanas”.

Com o intuito de aproximar racionalidades distintas e ampliar o escopo da “terapêutica pelos semelhantes”, vimos propondo na última década uma sistematização para a utilização do efeito rebote curativo de 1.250 fármacos modernos, administrando-se aos indivíduos doentes, em doses infinitesimais (‘medicamento dinamizado’), os fármacos que causaram sintomas adversos semelhantes (segundo a ‘totalidade de sintomas’), com o intuito de estimular a reação paradoxal e curativa do organismo contra seus próprios distúrbios (http://www.novosmedicamentoshomeopaticos.com).

Nesta revisão, propomos identificar as semelhanças conceituais e funcionais entre a ‘farmacologia homeopática’ (uso terapêutico do princípio da similitude) e a ‘farmacologia paradoxal’ (uso terapêutico da reação paradoxal), reforçando a validade dos pressupostos homeopáticos perante a racionalidade científica moderna e expandindo o conhecimento em busca da otimização de ambas as propostas.

 

Marcus Zulian Teixeira

 



HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar

Prof. Dr. Marcus Zulian Teixeira
Rua Teodoro Sampaio, 352 - Cj.128
CEP 05406-000 - São Paulo - SP
(11) 3083-5243 | 3082-6980
marcus@homeozulian.med.br
Todos os direitos reservados a Marcus Zulian Teixeira - Escritório de Direitos Autorais - Fundação Biblioteca Nacional