HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar


Interesse Geral 

El efecto placebo y la homeopatía - Revista Médica de Homeopatía - Espanha 

Artigo na Revista Médica de Homeopatía (Barcelona - Espanha) - 'El Efecto Placebo y la Homeopatía' - BVS Homeopatia - 06/02/15.

Disponível em: http://www.bvshomeopatia.org.br/artigo/zulian72_ElefectoPlaceboHomeopatiaArtigoRevistaMedicaHomeopatia.htm

 

Foi publicado no periódico espanhol Revista Médica de Homeopatía o artigo intitulado El efecto placebo y la homeopatía, que corresponde à tradução literal do artigo The placebo effect and homeopathy, publicado em 2010 no periódico britânico Homeopathy.

Síntese de extenso levantamento descrito na revisão da literatura do meu projeto de doutorado (Ensaio clínico quali-quantitativo para avaliar a eficácia e a efetividade do tratamento homeopático individualizado na rinite alérgica perene), no qual o entendimento do fenômeno placebo-nocebo foi de fundamental importância para o desenho do estudo e a discussão dos resultados observados, o referido material permite que o médico e o pesquisador tomem conhecimento de “fatores de confusão” (vieses) que podem dificultar a correta avaliação da resposta clínica ao tratamento homeopático específico.

Na prática médica homeopática, abordagem humanística por excelência, os efeitos terapêuticos não-específicos resultantes da diferenciada relação médico-paciente e da elevada expectativa positiva dos pacientes pela proposta homeopática holística e isenta de efeitos colaterais misturam-se aos efeitos terapêuticos específicos dos medicamentos, dificultando a avaliação do tratamento em si.

Pesquisas científicas modernas sobre o fenômeno placebo-nocebo reiteram a necessidade em se diferenciar estes efeitos terapêuticos diversos, a fim de que possamos aprimorar a seleção do medicamento corretamente individualizado (simillimum), verdadeiro intuito do médico homeopata que busca estimular a reação vital do organismo aplicando o princípio da similitude curativa.

Nestes estudos, são descritos os mecanismos psiconeurofisiológicos que modulam o fenômeno placebo-nocebo e suas possíveis influências nas respostas de eficácia e efetividade clínica da homeopatia, propondo que estes aspectos sejam observados na elaboração de projetos de pesquisa homeopática clínica e patogenética, assim como na prática cotidiana dos consultórios e ambulatórios.

Em vista do grande interesse despertado na classe homeopática mundial, tivemos a grata oportunidade de apresentar os resultados destas pesquisas no XXXII Congresso Brasileiro de Homeopatia (São Paulo, 2014), material sucinto disponibilizado nos Anais do Evento.

Espero que a divulgação destes conhecimentos possa contribuir ao aperfeiçoamento da pesquisa e da prática clínica homeopática.

Saudações homeopáticas,

Marcus Zulian Teixeira

 



HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar

Prof. Dr. Marcus Zulian Teixeira
Rua Teodoro Sampaio, 352 - Cj.128
CEP 05406-000 - São Paulo - SP
(11) 3083-5243 | 3082-6980
marcus@homeozulian.med.br
Todos os direitos reservados a Marcus Zulian Teixeira - Escritório de Direitos Autorais - Fundação Biblioteca Nacional