HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar


Publicações do Autor 

Panorama mundial da educação médica em terapêuticas não convencionais - Revista de Homeopatia 

Panorama mundial da educação médica em terapêuticas não convencionais (homeopatia e acupuntura) - Revista de Homeopatia

Teixeira MZ. Panorama mundial da educação médica em terapêuticas não convencionais (homeopatia e acupuntura). Revista de Homeopatia 2017; 80 (1/2): 18-39.

Disponível em: http://aph.org.br/revista/index.php/aph/article/view/392

 

Resumo

Introdução: Empregadas de forma alternada, complementar ou integrada ao modelo biomédico vigente, a demanda da população por terapêuticas não convencionais vem aumentado substancialmente nas últimas décadas, exigindo dos médicos noções básicas dessas diversas terapias, a fim de que possam orientar seus pacientes em tratamentos diferentes dos que estão acostumados a prescrever. Dentre essas, a homeopatia e a acupuntura são consideradas especialidades médicas há décadas no Brasil. Objetivo: Descrever o panorama mundial da educação médica em terapêuticas não convencionais (homeopatia e acupuntura). Métodos: Empregando como fonte de referência os estudos e revisões sobre o tema que publicamos até 2013, atualizamos os dados acrescentando pesquisas recentes citadas na base de dados PubMed. Resultados: Em todos os países, destaca-se a importância do ensino dessas abordagens terapêuticas na educação médica, em vista do interesse crescente da população em sua utilização e, consequentemente, da classe médica em seu aprendizado, com propostas diversas direcionadas aos estudantes, residentes, pós-graduandos e médicos de outras especialidades. Conclusões: Por esses motivos, as escolas de medicina brasileiras têm a responsabilidade de propiciar aos estudantes, residentes e pós-graduandos o conhecimento das evidências científicas, dos pressupostos teóricos e das abordagens clínico-terapêuticas empregadas pela homeopatia e pela acupuntura, dentre outras.

 

Abstract

Introduction: Used as complementary to, alternating or integrated with mainstream medicine, the population’s demand for non-conventional therapies has substantially increased in the past decades, requiring from doctors knowledge on the basic notions of such therapeutics to orient their patients regarding treatments different to the ones they usually prescribe. Among them, homeopathy and acupuncture are considered medical specialties in Brazil for various decades. Aim: To describe the current state of medical education on non-conventional therapies (homeopathy and acupuncture) in the world. Methods: We updated data resulting from studies and reviews published until 2013 through a review of more recent studies included in database PubMed. Results: In all countries the teaching of non-conventional therapies is considered a relevant topic in the training of doctors as a function of the increasing interest of the public in their use, with a broad range of approaches targeting undergraduate and graduate students, medical residents and doctors engaged in other medical specialties. Conclusions: The Brazilian medical schools must provide undergraduate and graduate students and medical residents accurate knowledge on the theoretical assumptions and clinical-therapeutic approaches proper to homeopathy and acupuncture, among other non-conventional therapies.

 



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