HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar


Interesse Geral 

Coluna "Sustentáculos" aborda temas relacionados ao desenvolvimento sustentável - Rádio USP 

Coluna "Sustentáculos" aborda temas relacionados ao desenvolvimento sustentável - Rádio USP

Disponível em: http://jornal.usp.br/radio-usp/perfis/jose-eli-da-veiga/

 

Desde 2016, em sua coluna semanal na Rádio USP ("Sustentáculos"), José Eli da Veiga, professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP, aborda temas relacionados ao desenvolvimento sustentável. Dentre eles, evidencia os malefícios que os agrotóxicos e os desreguladores endócrinos causam à saúde humana, de distúrbios hormonais a diversos tipos de câncer.

Desreguladores endócrinos são compostos químicos encontrados em alimentos industrializados, cosméticos, remédios, produtos de higiene, plásticos, colchões, materiais de construção e praguicidas domésticos, dentre outros. “Tudo isso é vendido livremente, sem qualquer tipo de cuidado ou informação, ao contrário do que acontece com remédios e agrotóxicos, que necessitam de receita e prescrições”, adverte o professor.

"No Brasil, de acordo com Eli da Veiga, quase não se fala sobre o assunto. Desde 2009 a Sociedade Internacional de Endocrinologia vem advertindo sobre o tema e publicou, naquele ano, um documento com 50 páginas sobre todos os perigos enfrentados pelo uso desses produtos e cita a necessidade de mais atenção de parte das autoridades da saúde. Um dos aspectos mais assustadores, segundo o colunista, é em relação aos efeitos que os perturbadores podem causar no desenvolvimento cerebral de um feto, quando a mulher grávida estiver exposta a esse tipo de poluente. Eli da Veiga cita a publicação de um artigo no periódico Endocrine Connections, um trabalho de três pesquisadores de instituições francesas que se refere ao problema do desenvolvimento cerebral quando a tireoide é atingida por um perturbador endócrino. 'É apresentada uma revisão atualizada de 433 trabalhos científicos sobre o assunto', lembra o professor".

Apesar da necessidade de prescrições para a venda, adverte também sobre os riscos que o uso indiscriminado dos agrotóxicos causa à saúde humana.

A mesma advertência deve ser reiterada ao uso indiscriminado de medicamentos, em vista das reações adversas causarem inúmeras doenças crônicas e aumentarem a morbidade e a mortalidade dos pacientes, como vimos alertando em diversos tópicos nesse site.

 

Artigos Relacionados

Current Knowledge on Endocrine Disrupting Chemicals (EDCs) from Animal Biology to Humans, from Pregnancy to Adulthood: Highlights from a National Italian Meeting - International Journal of Molecular Science. 2018 Jun; 19(6):1647.

Thyroid disrupting chemicals and brain development: an update - Endocrine Connections. 2018 EC-18-0029.

Parabens and their effects on the endocrine system - Molecular and Cellular Endocrinology. Vol. 474, 15 October 2018, Pages 238-251.

Agrotóxicos: defensivos agrícolas ou veneno? - Revista Ser Médico - CREMESP (Abr/Mai/Jun 2017).

Impacto na saúde humana de disruptores endócrinos presentes em corpos hídricos: existe associação com a obesidade? - Ciência & Saúde Coletiva, 21(3):753-766, 2016.

EDC-2: The Endocrine Society's Second Scientific Statement on Endocrine-Disrupting Chemicals - Endocrine Review. 2015 Dec; 36(6): E1–E150.

The Role of Epigenetics in the Latent Effects of Early Life Exposure to Obesogenic Endocrine Disrupting Chemicals -  Endocrinology. 2015 Oct;156(10):3466-72.

A influência da exposição ambiental a disruptores endócrinos no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes - Rev Port Endocrinol Diabetes Metab. 2015;10(2):186–192.

Gene-environment interactions in male reproductive health: special reference to the aryl hydrocarbon receptor signaling pathway - Asian Journal of Andrology. 2014 Jan-Feb;16(1):89-96.

Endocrine-Disrupting Chemicals: An Endocrine Society Scientific Statement - Endocrine Review. 2009 Jun; 30(4): 293–342.

Os agrotóxicos e sua ação como desreguladores endócrinos

Outras referências sobre os desreguladores endócrinos na base de dados PubMed.



HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar

Prof. Dr. Marcus Zulian Teixeira
Rua Teodoro Sampaio, 352 - Cj.128
CEP 05406-000 - São Paulo - SP
(11) 3083-5243 | 3082-6980
marcus@homeozulian.med.br
Todos os direitos reservados a Marcus Zulian Teixeira - Escritório de Direitos Autorais - Fundação Biblioteca Nacional