HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar


Interesse Geral 

Medo causa excesso de exames e tratamentos, afirma médica inglesa - Folha de São Paulo 

Medo causa excesso de exames e tratamentos, afirma médica inglesa - Folha de São Paulo - Saúde  (10/08/2019) 

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2019/08/medo-causa-excesso-de-exames-e-tratamentos-afirma-medica-inglesa.shtml

 

Alertando que o "uso indiscriminado de remédios acaba por impulsionar o lucro de empresas de saúde", Iona Heath, médica clínica geral inglesa e ex-presidente do Royal College of General Practitioners, reitera os alertas e as críticas de inúmeros especialistas que acompanham seus pacientes por longo tempo e observam os nefastos efeitos colaterais das drogas na saúde dos mesmos, tais como os homeopatas e os médicos de família, dentre outros.

Segundo a reportagem, "na opinião de Heath, drogas deveriam ser usadas em situações onde são estritamente necessárias, porém, cada vez mais são utilizadas em doenças que nem existem, como pré-diabetes". Como a médica enfatiza, "remédios no lugar certo são fantásticos, no lugar errado são perigosos".

"Eu sou totalmente favorável aos remédios em situações nas quais são necessários, no caso de doenças graves e agudas, as pessoas podem ser salvas por eles. Mas a forma como temos tratado situações normais como se fossem doenças, aceitando limites cada vez mais estreitos para definir diabetes, hipertensão. Tristeza agora é depressão, medo da vida é depressão. Remédios no lugar certo são fantásticos, no lugar errado são perigosos".

Trazendo uma análise clara e lúcida do atual momento de excessiva prescrição de medicamentos por grande parte da classe médica, sem necessidade, Heath descreve a 'medicalização da vida' como uma "tragédia".

"A medicalização sistemática do sofrimento humano comum se transformou em uma epidemia, que infla ativamente o medo. Problemas pessoais ou sociais são transformados em problemas médicos, como em casos de depressão leve. Sintomas benignos são tratados como doença grave, como na síndrome do intestino irritável. Riscos são conceituados como doenças, como a redução da densidade óssea ou elevação da pressão arterial. Quem trabalha no sistema de saúde tenta cuidar das pessoas mas não consegue fazer com que elas pensem mais sobre si mesmas, como lidar com seus problemas sem remédios".

Quanto aos efeitos colaterais dos medicamentos, desprezados pela classe médica em geral, Heath alerta para os riscos dos mesmos, tanto para a saúde das pessoas quanto para o meio ambiente: "vamos ter que esperar um tempo para ver as consequências e os efeitos nefastos a longo prazo disso".

"Se as pessoas tivessem ideia do risco envolvido, pensariam muito antes de tomar tantos remédios sem necessidade. É a primeira vez na história que as pessoas estão sendo medicalizadas nesse nível. Vamos ter que esperar um tempo para ver as consequências e os efeitos nefastos a longo prazo disso, não só na saúde humana mas no meio ambiente também. As pessoas jogam os remédios na privada, no lixo, isso tudo vai para os rios, para a terra".

Assim como acontece com os aspectos climáticos e de conservação do meio ambiente, esses e outros alertas sobre a excessiva prescrição e uso de fármacos pela população são frequentemente levantados por profissionais e pesquisadores conscientes e éticos. No entanto, são minimizados e desprezados pela indústria farmacêutica e seus apoiadores.

 


Leitura Recomendada:

Conflitos de interesses na pesquisa, na educação e na prática médica - Instituto Nacional de Saúde - EUA

Quando os remédios são venenos - Dr. Anthony Wong

Reações Adversas a Medicamentos - Leia a bula!!!

 



HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar

Prof. Dr. Marcus Zulian Teixeira
Rua Teodoro Sampaio, 352 - Cj.128
CEP 05406-000 - São Paulo - SP
(11) 3083-5243 | 3082-6980
marcus@homeozulian.med.br
Todos os direitos reservados a Marcus Zulian Teixeira - Escritório de Direitos Autorais - Fundação Biblioteca Nacional