HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar


Interesse Geral 

O relatório suprimido do NHMRC 2012 encontrou evidências encorajadoras de que a homeopatia é eficaz 

O relatório suprimido do NHMRC 2012 encontrou evidências "encorajadoras": a homeopatia é eficaz para algumas condições médicas - Homeopathic Research Institute (HRI) - 09/10/2019

Disponível em: https://www.hri-research.org/wp-content/uploads/2019/10/20191009_HRI-Statement_NHMRC-First-Report-Findings-2.pdf

 

O relatório suprimido do NHMRC 2012 encontrou evidências "encorajadoras": a homeopatia é eficaz para algumas condições médicas (The Australian Report)

O principal instituto de pesquisa da Austrália, o Conselho Nacional de Pesquisa Médica em Saúde (NHMRC), recentemente cedeu à pressão pública e lançou seu primeiro relatório sobre a homeopatia, produzido em 2012, mas nunca divulgado para o público. 

Como esperado, as conclusões do projeto de relatório de 2012 são muito mais positivas do que as de um segundo relatório - a oficial Revisão de Homeopatia do NHMRC publicada em 2015 - que causou danos generalizados à reputação do setor da homeopatia.

O Primeiro Relatório - uma revisão de evidências conduzida para NHMRC pela revisora especialista Profa. Karen Grimmer, da Universidade da Austrália do Sul (UniSA) - constatou que "Existem evidências encorajadoras da eficácia da homeopatia" por cinco condições médicas, incluindo otite média (infecções de ouvido), infecção do trato respiratório superior em adultos e alguns efeitos colaterais do tratamento do câncer.

Após receber este rascunho de relatório em 2012, o NHMRC rescindiu o contrato com a UniSA, contratou uma nova pessoa para revisar novamente as evidências sobre homeopatia e publicou as conclusões em seu relatório de 2015. Este segundo relatório aplicou regras arbitrárias e sem precedentes que reduziram o número de ensaios clínicos de 176 para 5, resultando na conclusão de que "nenhum estudo de boa qualidade com participantes suficientes para um resultado significativo" mostrou que a homeopatia é eficaz para qualquer condição de saúde.

Como explica Rachel Roberts, diretora executiva do Homeopathic Research Institute (HRI), “o primeiro relatório encontrou algumas boas evidências de que a homeopatia funciona para certas condições médicas. São necessários mais estudos para confirmar e basear-se nessas descobertas, mas algumas evidências são muito diferentes de nenhuma evidência".

O Executivo Chefe do NHMRC finalmente esclarece o relatório de 2015

A publicação do relatório de 2015 do NHMRC acionou manchetes imprecisas e prejudiciais em todo o mundo, alegando que a homeopatia não funciona.

Portanto, a HRI congratula-se com o esclarecimento tardio da Profª Anne Kelso, diretora executiva do NHMRC, sobre a Revisão de Homeopatia de 2015, dizendo: "Ao contrário de algumas alegações, a revisão não concluiu que a homeopatia era ineficaz" (Declaração do CEO, 26 de agosto de 2019).

NHMRC sob investigação por preconceito e informações falsas sobre homeopatia

O NHMRC divulgou o rascunho do Primeiro Relatório, coberto com anotações que repetidamente questionam a validade e a precisão do trabalho da Profa. Grimmer, sem lhe dar nenhum direito de resposta. Isso é surpreendente, já que a professora Grimmer usou o método recomendado pelo NHMRC para revisar as evidências (a metodologia "FORM") e foi integrante da equipe de pesquisa que inventou essa abordagem para o NHMRC.

Rachel Roberts comenta: “Dada a experiência da autora e os comentários inapropriados feitos pelo NHMRC nesta cópia anotada, é preciso questionar se o Primeiro Relatório foi enterrado porque não produziu o resultado desejado pelo NHMRC, e não por problemas sérios com a pesquisa em si".

O NHMRC está atualmente sob investigação pelo Ombudsman da Commonwealth em relação à sua revisão das evidências sobre homeopatia, enfrentando acusações de preconceito, informações incorretas, conflitos de interesse e violação de procedimento. O fato de o NHMRC não ter sequer reconhecido a existência desse primeiro relatório preliminar financiado pelos contribuintes (descoberto apenas por meio de solicitações de liberdade de informação) faz parte das evidências contra o NHMRC apresentadas em uma denúncia da Complementary Medicines Australia (CMA) e da Australian Homeopathic Association (AHA), com contribuições científicas do Homeopathic Research Institute (HRI). Espera-se em breve um veredicto da investigação de três anos do Provedor de Justiça.

 

Maiores detalhes dessa história de violação da ética científica, mobilizada por conflitos de interesses e preconceitos, análoga a outras manipulações de evidências em revisões científicas homeopáticas semelhantes, podem ser encontrados abaixo:

Informações sobre a história do Australian Report

Impacto do Relatório do NHMRC de 2015

Análise resumida do Relatório do NHMRC de 2015

Lançamento do NHMRC Homeopathy Review 2012: Perguntas e Respostas

“A Eficácia da Homeopatia: uma revisão de visão geral das evidências secundárias" (com a declaração da CEO e anotações do NHMRC) pode ser visto na íntegra aqui

 



Leituras Associadas:

A homeopatia tem eficácia comprovada cientificamente? - Debate - Folha de São Paulo (24/11/18)

The Homeopathy Debate - Homeopathy Research Institute

Relatório Australiano sobre Homeopatia (NHMRC) - Manipulação dos dados foi assumida perante o Senado

Vieses nas conclusões da metanálise do The Lancet (2005) sobre a eficácia da homeopatia

Conflitos de interesses na pesquisa, na educação e na prática médica - Instituto Nacional de Saúde - EUA

 



HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar

Prof. Dr. Marcus Zulian Teixeira
Rua Teodoro Sampaio, 352 - Cj.128
CEP 05406-000 - São Paulo - SP
(11) 3083-5243 | 3082-6980
marcus@homeozulian.med.br
Todos os direitos reservados a Marcus Zulian Teixeira - Escritório de Direitos Autorais - Fundação Biblioteca Nacional