HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar


Interesse Geral 

Práticas Integrativas na Pandemia de Covid-19 - Protocolos Clínicos para Guiar a Homeopatia 

Práticas Integrativas na Pandemia de Covid-19 - Protocolos Clínicos para Guiar a Homeopatia - 4º Boletim Evidências - ObservaPICS (Fiocruz)

 

O Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS), fundado em 2018, reune pesquisadores e colaboradores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de outras instituições do país, com a missão de promover a reflexão teórico-conceitual e prática, mapeamento e análise crítica das medicinas tradicionais e PICS, com ênfase nas experiências do SUS. Tem como objetivos debater, articular a troca de conhecimento, estimular e produzir pesquisas, comparar e responder diferentes dúvidas quanto à validação das práticas e a integração com os procedimentos convencionais biomédicos.

Dentre as diversas atividades desenvolvidas, a partir de 2019, o ObservaPICS passou a publicar seu informativo quadrimestral (Boletim Evidências), com o intuito de divulgar resultados de pesquisas, experiências exitosas em práticas integrativas, reflexões sobre cuidado natural e saberes tradicionais.

Nesse contexto, acaba de ser publicada a quarta edição do Boletim Evidências, Práticas Integrativas na Pandemia de Covid-19”, trazendo conteúdo especial sobre as contribuições das práticas integrativas no contexto da pandemia de Covid-19.

Nesta edição, foi publicada a matéria “Protocolos Clínicos para Guiar a Homeopatia” (pg. 07), na qual discorremos sobre as premissas éticas e científicas para o emprego da homeopatia em epidemias, estando citados os três protocolos de pesquisa clínica para o emprego de medicamento homeopático do gênio epidêmico na atual epidemia de Covid-19 indexados na Base de Dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), que englobam estudos intervencionais e observacionais.

Como vimos alertando desde o início da pandemia, “a aplicação profilática ou terapêutica em larga escala de medicamentos homeopáticos na pandemia de Covid-19 deve ser sustentada por protocolos clínicos prévios que demonstrem a eficácia, a efetividade e a segurança desses medicamentos”.

Nós agradecemos ao ObservaPICS a divulgação do material.

Atenciosamente,

 

Marcus Zulian Teixeira
www.homeozulian.med.br

 



HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar

Prof. Dr. Marcus Zulian Teixeira
Rua Teodoro Sampaio, 352 - Cj.128
CEP 05406-000 - São Paulo - SP
(11) 3083-5243 | 3082-6980
marcus@homeozulian.med.br
Todos os direitos reservados a Marcus Zulian Teixeira - Escritório de Direitos Autorais - Fundação Biblioteca Nacional