HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar


Interesse Geral 

“HOMEOPATIA NÃO É EFEITO PLACEBO”: COMPROVAÇÃO DAS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DA HOMEOPATIA (EBOOK PDF) 

“HOMEOPATIA NÃO É EFEITO PLACEBO”: COMPROVAÇÃO DAS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DA HOMEOPATIA [“HOMEOPATHY IS NOT A PLACEBO EFFECT”: PROOF OF THE SCIENTIFIC EVIDENCE FOR HOMEOPATHY] (EBOOK PDF)

Disponível em: Moroz Comunicação

 


Divulgação

A homeopatia é uma prática médica reconhecida mundialmente há mais de dois séculos, desenvolvendo atividades assistenciais, de ensino e de pesquisa em diversas instituições de saúde e escolas médicas. Emprega uma abordagem clínica baseada em princípios científicos heterodoxos e complementares (princípio da similitude terapêutica, experimentação patogenética homeopática, utilização de doses dinamizadas e medicamentos individualizados), com o objetivo de despertar uma resposta curativa do organismo contra os seus próprios distúrbios ou doenças.

Baseada em pressupostos diferentes daqueles empregados pela prática médica convencional, a homeopatia é frequentemente alvo de críticas infundadas e generalizadas por parte de indivíduos que negam sistematicamente os pressupostos homeopáticos e qualquer evidência científica que os comprove, tendo em vista uma postura pseudocética e pseudocientífica que impede uma análise correta e livre de preconceitos.

Para elucidar médicos, pesquisadores, profissionais de saúde e o público em geral, desmistificando posições dogmáticas culturalmente enraizadas e as falácias pseudocéticas de que “não há evidência científica para a homeopatia” e “a homeopatia é um efeito placebo”, em 2017, a Câmara Técnica de Homeopatia do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CT-Homeopatia, Cremesp) elaborou o “Dossiê Especial de Evidências Científicas para Homeopatia”, disponível em três edições independentes (online em português e inglês; impresso em português) na Revista de Homeopatia (São Paulo).

Em 2023, o dossiê foi publicado em espanhol na revista La Homeopatía de México, em edição de acesso aberto em comemoração ao 90º aniversário da revista. Abrangendo nove revisões narrativas sobre as diversas linhas de pesquisa em homeopatia, contendo centenas de artigos científicos descrevendo estudos experimentais e clínicos, o dossiê destacou o estado da arte da ciência homeopática.

Comprovando e ampliando essas evidências científicas, o presente compêndio visa atualizar e esclarecer o conhecimento na área em treze capítulos. Além de elucidar, detalhadamente, as premissas epistemológicas do modelo homeopático, a obra descreve os diversos aspectos da pesquisa básica e clínica que endossam a prática e o tratamento homeopático, em um continuum de informações, dados e referências bibliográficas.

Discutindo diversos temas relacionados à pesquisa em homeopatia, o relatório abrange desde “epidemiologia clínica homeopática” até “estratégias pseudocépticas e pseudocientíficas utilizadas em ataques à homeopatia”, passando por “fundamentos farmacológicos do princípio da similaridade”, “estudos experimentais em modelos biológicos “, “ensaios clínicos randomizados”, “revisões sistemáticas, meta-análises e relatórios globais” e “estudos observacionais”, entre outros. Tendo em vista que se torna infrutífero e cansativo descrever e analisar todos os estudos e experimentos das diferentes linhas de pesquisa, sugerimos e sistematizamos nos capítulos, a quem deseja se aprofundar nas áreas de interesse, levantamentos bibliográficos de a literatura existente através das diferentes bases de dados.

Como reiteramos ao longo do trabalho, apesar das dificuldades e limitações existentes no desenvolvimento da investigação em homeopatia, quer por aspectos metodológicos, quer pela falta de apoio institucional e financeiro, o conjunto de estudos experimentais e clínicos descritos é uma prova incontestável de que “há evidência científica para a homeopatia” e “a homeopatia não é um efeito placebo”, contrariando o preconceito falsamente difundido. Contudo, novos estudos devem continuar a ser desenvolvidos para melhorar a prática clínica e elucidar aspectos únicos do paradigma homeopático. Atuando como terapia integrativa e complementar a outras especialidades, a homeopatia pode agregar eficácia, efetividade, eficiência e segurança à prática médica, atuando de forma curativa e preventiva, reduzindo as manifestações sintomáticas e a predisposição ao adoecimento, com baixo custo e mínimo de eventos adversos.

Essas atualizações já foram incorporadas nas versões indexadas e disponibilizadas nas diversas Bases de Dados (Biblioteca Virtual em SaúdeBanco de Livros Abertos da USPAssociação Médica Brasileira e Amazon, dentre outras).

Atenciosamente,

Dr. Marcus Zulian Teixeira
www.homeozulian.med.br


 



HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar

Prof. Dr. Marcus Zulian Teixeira
Rua Teodoro Sampaio, 352 - Cj.128
CEP 05406-000 - São Paulo - SP
(11) 3083-5243 | 3082-6980
marcus@homeozulian.med.br
Todos os direitos reservados a Marcus Zulian Teixeira - Escritório de Direitos Autorais - Fundação Biblioteca Nacional