HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar


Livros do Autor 

Fundamentação científica do princípio da similitude na farmacologia moderna 

Fundamentação científica do princípio da similitude na farmacologia moderna (1ª edição) [Coleção 'Novos Medicamentos Homeopáticos': Volume I ]

Teixeira, Marcus Zulian. Fundamentação científica do princípio da similitude na farmacologia moderna. 1ª edição. In: ______. Novos medicamentos homeopáticos: uso dos fármacos modernos segundo o princípio da similitude (Volume I). São Paulo: Marcus Zulian Teixeira, 2010, 332 p.

Disponível em: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) / LILACS - HomeoIndexResearchGate

 

Resumo

Realizando a ponte entre a farmacologia homeopática (princípio da similitude) e a farmacologia moderna, encontramos uma infinidade de relatos, tanto em compêndios farmacológicos como em experimentos e ensaios clínicos publicados em periódicos científicos, que descrevem uma reação do organismo oposta e secundária a uma ação primária da droga, confirmando a teoria hahnemanniana. Essa ação secundária do organismo, no sentido de manter a homeostase orgânica, é denominada de efeito rebote ou reação paradoxal segundo a racionalidade científica moderna, sendo usada pela homeopatia como resposta terapêutica.

 

 



HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar

Prof. Dr. Marcus Zulian Teixeira
Rua Teodoro Sampaio, 352 - Cj.128
CEP 05406-000 - São Paulo - SP
(11) 3083-5243 | 3082-6980
marcus@homeozulian.med.br
Todos os direitos reservados a Marcus Zulian Teixeira - Escritório de Direitos Autorais - Fundação Biblioteca Nacional