HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar


Publicações do Autor 

Homeopatia: o que os médicos precisam saber sobre esta especialidade - Rev. Diagnóstico & Tratamento 

Homeopatia: o que os médicos precisam saber sobre esta especialidade médica - Revista Diagnóstico & Tratamento - Associação Paulista de Medicina

Teixeira MZ. Homeopatia: o que os médicos precisam saber sobre esta especialidade médica. Diagnóstico & Tratamento 2019; 24(4): 143-152.

Disponível em: http://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/02/1049381/rdt_v24n2_143-152.pdf

                     https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1049381

          http://associacaopaulistamedicina.org.br/assets/uploads/revista_rdt/b45ec4d4fbc8831fef094e7b677579f1.pdf

 

Resumo

O texto busca esclarecer à classe médica as peculiaridades da homeopatia que, apesar de fazer parte do rol das especialidades médicas brasileiras desde 1980, não é ensinada na maioria das faculdades de medicina. Associada a essa lacuna na educação dos estudantes de medicina, que se reflete na desinformação e desconhecimento dos futuros médicos, a aplicação de pressupostos distintos dos propagados pela ciência hegemônica contribui para a disseminação de preconceitos arraigados na cultura médica, afastando graduandos e graduados do aprendizado de uma terapia bissecular que deveria fazer parte do arsenal terapêutico vigente. Empregando um princípio de cura que estimula o organismo a reagir contra seus próprios distúrbios e valorizando a individualidade enferma em seus múltiplos aspectos, o método homeopático de tratamento favorece a relação médico-paciente e estimula o raciocínio holístico na compreensão do complexo fenômeno do adoecimento humano, propiciando uma terapêutica de baixo custo, isenta de eventos adversos e que incrementa a resolutividade clínica das doenças crônicas em geral. Esta revisão narrativa da literatura foi desenvolvida com o intuito de correlacionar os pressupostos homeopáticos às evidências científicas que os fundamentam, realizando buscas eletrônicas nas bases de dados MEDLINE e LILACS por meio de termos que descrevem suas linhas de pesquisa.



HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar

Prof. Dr. Marcus Zulian Teixeira
Rua Teodoro Sampaio, 352 - Cj.128
CEP 05406-000 - São Paulo - SP
(11) 3083-5243 | 3082-6980
marcus@homeozulian.med.br
Todos os direitos reservados a Marcus Zulian Teixeira - Escritório de Direitos Autorais - Fundação Biblioteca Nacional